segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dicas de Fotografia | Fotografar Fumaça


            Hoje eu venho com mais uma dica caseira e super interessante! Eu fico deslumbrada fotografando a fumaça, quando você vê ela se "mexendo", é fantástico! E registrar a sua "dança" não poderia ter outro resultado, se não imagens bastantes interessantes! Abaixo o "esquema" utilizado para as fotos.


Você precisa precisará de: 
  1. Um quarto bem escuro
  2. Um fundo preto (o meu foi uma camisa preta), 
  3. Um incenso (ou vela, incensos são menos perigosos, certo?)
  4. Um suporte para o incenso 
  5. Um tripé para a câmera
  6. Pelo menos um flash! (Eu também usei alguns filtros de cores no flash, para modificar a cor da fumaça, mas você também consegue esse efeito facilmente no photoshop).
  7. Um disparador remoto (opcional)
  8. Uma câmera (que tenha opção manual com controle de ISO, abertura e velocidade)


        Vamos começar pela posição da luz, que para mim, não existe uma regra e sim criatividade! Normalmente você encontra alguns fotógrafos utilizando uma luz lateral, e quando comecei a fazer os meus primeiros testes a um bom tempo atrás, também utilizei essa luz lateral, e fica muito bom também! Mas você deve sempre ir testando, geralmente você se surpreende com os resultados. Só precisa ter cuidado para não vazar luz do flash para a cena.

Parâmetros da câmera:

Foco: MANUAL

É praticamente impossível você usar o foco automático nesse tipo de fotografia. Você trabalhar com quase nenhuma luz ambiente. A dica é você usar uma caneta para focar manualmente onde mais ou menos a fumaça está (aí entra o uso do tripé, para deixar a câmera posicionada sem perder o foco tempo todo).

Abertura da lente: Entre 7.1 - 11 

Como estamos lidando com um foco manual e não exato (não podemos saber onde exatamente a fumaça irá ficar, até porque ela se movimenta) devemos lidar com um diafragma fechado o suficiente para obter uma profundidade de campo adequada, para que a imagem não fique desfocada.

ISO:  BAIXO

De preferência o mais baixo que sua câmera tiver (100 ou 200). Quanto maior o ISO, maior o ruído da imagem, então, vamos usar usar o ISO baixo para não granular a foto.

Velocidade: Depende

Depende da sua criatividade, a velocidade do obturador vai permitir você congelar alguns movimentos e/ou dar "rastros"da fumaça. Então, faça testes! Eu já fotografei imagens 1/25s até 1/180s.

Outras dicas:

  • Para a sala (ou quarto) que você for fotografar é importante lembrar que o que vai dar movimento a sua fumaça é a ventilação ambiente. Então faça testes! Use ventilador, abra a janela, feche, assopre etc.
  • Fotografar com timer ou disparador remoto: Ajuda a você não tremer a câmera, principalmente para não perder o foco, além de acabar sendo mais prático, você não irá mudar a posição da câmera mesmo.
  • Fundo branco: O fundo branco você vai obter no photoshop, é só inverter as cores das imagem (CTRL +I)
  • Fumaça colorida: Normalmente a cor da fumaça natural fica em tons azulado, já que o flash tem tonalidades frias. Você pode adicionar cor com gelatinas ou filtros de cor no flash na hora de fotografar ou pode usar no photoshop uma camada sólida ou gradiente selecionando o modo de mistura de cores e tons .
  • Além de brincar com as cores, você pode brincar com as formas! Na hora de fotografar brinque com as formas, faça experiências com o "vento", com a posição da luz e com a velocidade! Na photoshop brinque com as camadas, duplique a imagem, inverta, junte, separe! Eu não tive tempo para fazer essas brincadeiras nas imagens abaixo, mas você vai ver que vai dar um resultado bem legal!
Segue abaixo alguns exemplos que fiz:







Solte a imaginação: você acabará vendo formas na fumaça! Eu sempre vejo um"boneco", robô, ou sei lá o que de lado na foto acima, você consegue enxergar? hahaha











Abaixo um exemplo da mesma foto com o fundo branco e o fundo preto, só inverti as cores no photoshop e aumentei a saturação na imagem do fundo branco.



        Bem, esse post deu trabalho! Por isso demorou tanto a sair, eu fiz essas fotos no comecinho de Outubro, eu acho, mas espero que valha a pena e vocês gostem. E não esqueçam!  Se forem fazer testes, compartilhem comigo! Me mandem o link, e-mail, comentário! O importante é compartilhar a experiência e principalmente as fotos! :)

       Essa semana dificilmente aparecei aqui de novo, estou correndo demais com o meu trabalho de conclusão de curso na faculdade e outros muitos trabalhos. E final de ano sempre piora, né? Mas eu voltarei! Principalmente porque dia 13/12 está agendada a minha cirurgia no tornozelo (lembram da minha que em Março desse ano?). Depois eu volto com mais explicações, certo?


Beijos e bom início de semana!

Fernanda Acioly
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...